Os exames radiológicos são os mais utilizados na medicina desde a sua descoberta. Com ele algumas doenças são facilmente detectadas, além de fraturas, pneumonias e muito mais.
COMO O RESULTADO EM UMA RADIOGRAFIA É OBTIDO?
A Radiografia convencional utiliza-se da emissão de fótons de radiação, que ao interagirem com o corpo humano, conseguem atravessar a matéria e gerar uma imagem através da queima de sais de prata contidos em um filme radiográfico.
Quanto mais esbranquiçada a imagem está, mais densa é aquela matéria, sinal que a radiação não conseguiu atravessar com êxito o local.
Em contraponto, quanto mais cinza, o resultado tem como resposta que tal espaço apresenta um material menos denso.
Já na radiografia digital, o princípio é o mesmo do convencional, diferenciando-se apenas da forma como a imagem é gerada. Ao contrário de um filme radiográfico, utiliza-se uma placa de circuitos sensíveis à radiação, gerando uma imagem digital que é enviada a um computador em forma de sinais elétricos.
POR QUE É RECOMENDADO QUE O PACIENTE NÃO UTILIZE MATERIAIS METÁLICOS DURANTE A REALIZAÇÃO DO EXAME?
O motivo é bem simples e pouco tem a ver com as medidas de segurança. Para que o diagnóstico seja feito da forma correta e sem a interferência de materiais que impossibilitem a leitura correta do exame, os brincos, jóias, anéis e até mesmo os óculos devem ser retirados.
Eles podem aparecer nas figuras, sendo prejudicial ao resultado.
CONTE COM A MOBIMAGEM!
Nossa empresa possui mais de 25 anos de experiência e conta com profissionais especializados na realização de exames “in loco”. Realize a sua radiografia no conforto de sua casa. Entre em contato.