Dados apontam que cerca de 60 mil mulheres no Brasil, são acometidas pelo câncer de mama anualmente. Exatamente por essa porcentagem, criou-se o Outubro Rosa, campanha que visa dialogar com a população, acerca da prevenção e diagnóstico precoce da condição.
Um câncer é caracterizado quando células iniciam um processo de crescimento em desordem, atingindo não só a mama, mas outros órgãos, glândulas, cavidades e até mesmo a pele.
A doença, em seu estágio inicial, pode ser silenciosa, mas não é o caso do câncer de mama. Os principais sintomas são:
-Dor na mama e mamilo;
-Inchaço e vermelhidão na pele;
-Nódulo endurecido;
-Secreções que saem através dos mamilos;
-Retração da pele;
-Inversão do mamilo e outros.
Surgindo sinais, a paciente deve procurar um especialista para que o diagnóstico correto seja investigado e para isso, além dos exames clínicos, alguns exames de imagem serão solicitados. Dentre os principais estão:
-Mamografia;
-Ultrassonografia mamária;
-Ressonância magnética.
O diagnóstico positivo não é uma sentença. A medicina conta com diversos tratamentos para que o câncer seja curado e, quando descoberto em estágio inicial, as chances de cura são bem mais animadoras. De acordo com a fase que se encontra a condição, os principais tratamentos são:
-Radioterapia;
-Quimioterapia;
-Cirurgia;
-Terapia alvo e outros.
Você já fez o seu autoexame hoje? Parte da população descobre o tumor já em estágio avançado e até mesmo em metástase. À vista disso, um simples ato pode mudar completamente a sua vida.
Nunca se esqueça. A prevenção salva.
Visite nossas redes sociais.